Marcadores

terça-feira, 12 de julho de 2011

A Rosa Verde - Carlos Henrique Schroeder (Plano de aula)

O projeto de leitura este bimestre com os alunos de 9º ano será com o livro de Carlos Henrique Schroeder "A Rosa Verde".

Este é um projeto da Unimed chamado "Asas da imaginação... um passo para o futuro", em que a secretaria encaminha alguns livros para a escola por um certo período para que possamos trabalhar com os alunos.

Como primeira atividade faremos leitura compartilhada em um lugar confortável. No segundo momento faremos algumas discussões críticas analisando o livro em questão.

PLANEJAMENTO DE AULA

Autora: Betânia Coelho
Instituição: E.M.E.F. Jonas Alves de Souza
Nível de Ensino: Ensino fundamental II - 9º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Leitura e Produção Textual

Dados da Aula
Título: Livro “Ä Rosa Verde” (Carlos Henrique Schroeder)
Objetivos:
• Estimular a leitura;
• Conhecer mais a obra e o autor;
• Promover a criatividade e o talento dos alunos;
• Valorizar e respeitar a diversidade cultural local;
• Compreender como a diversidade cultural se manifesta por meio da literatura;
• Compreender a história política do município;
• Divulgar a literatura local;

Duração: 10 aulas
Conhecimentos Prévios: Conhecimentos de mundo e históricos de Jaraguá do Sul
Palavras Chaves: Leitura, cultura, política, interpretação e literatura.
Atividades/ Metodologia:
• Primeira etapa: Leitura compartilhada do livro em sala seguida de socialização e discussões.
• Segunda etapa: Com o livro dividido em capítulos os alunos farão um breve resumo em equipes.
• Terceira Etapa: No ATE cada equipe criará um documento do Google DOCS com os resumos feitos em sala de aula.

Recursos tecnológicos e estratégias: Computador, Internet, google docs, máquina fotográfica.
Recursos Complementares: Livro “A Rosa Verde” de Carlos Henrique Schroeder cedido pelo Projeto Asas da Imaginação com parceria da UNIMED. A obra é um romance histórico que descreve diferentes períodos temporais, presente, passado e futuro. Além de relações familiares e políticas de Jaraguá do Sul. 10 escolas participam do projeto e permanecem com os livros por 30 dias.
Avaliação: Este trabalho acarretará duas notas.
Leitura: Peso 10,0 (Participar de todas as leituras, assiduidade, e participação durante os debates);
Resumo: Peso 5,0 (O texto deve ser coerente com a história, além de possuir todos os critérios de escrita necessários, como coerência e coesão. Ortografia também será analisada nessa etapa).
Documento no google docs: Peso 5,0 (Além dos critérios acima, será cobrado também a criatividade do aluno)




Um comentário: